OGXP3(OGX petróleo ON):
Ativo como mencionado na análise , tinha a proposta de voltar na média móvel, e nessa semana vem bem próximo da mesma.
PMAM3(Paranapanema ON ):
Estamos vendo o gráfico de 3 anos com candlestick semanal.
Ativo vem de uma tendência definida de baixa, como podemos observar as médias moveis 9 vs 4.
Acaba montando um candle de reversão fora da banda inferior das Bandas de Bollinger, o que me faz pensar em montar um posição pequena em um trade contra a tendência.
Podemos ver também que os preços atualmente estão distante da média de 9 períodos e com já sabemos a tendência dos preços é sempre voltar as médias para depois poderem seguir o viés da média.
Uma pequena compra em esperando alcançar o objetivo em R$ 4,90 , será muito positivo.
Não esqueçam de posicionarem o estope loss.
OGXP3(OGX petróleo ON)
Vamos fazer um estudo juntos?
Bom esse é o gráfico de 3 anos com candlestick semanais, no dia 16/mar/2009 ativo acionou setup de compra pelas médias moveis.
Como estamos vendo um gráfico com períodos semanais, é coerente dizer que os trades montados em cima dos pontos de vistas, serão para evolução de um prazo maior ou seja Position-trade.
Voltando a evolução do gráfico:
Ativo sinalizou ponto de compra quando houve o cruzamento da média móvel de 9 de baixo para cima coma de 40 períodos (seta vermelha), daí para frente o momento foi muito bom para OGX petróleo, até começar a encontrar resistência na faixa de preço R$ 23,30 e volta a corrigir a tendência de alta.
Só que, a partir do momento que houve um cruzamento de cima para baixo da média de 9 com a de 40, setup já está me “dizendo” que é hora de vender tudo e pensar em operar na mão de venda (alugar ações OGXP3 e vende-las, para posteriormente recomprá-las mais baratas).
Uma outra questão é, operar em um prazo menor e usar da força das grandes baixas para montar posições compradas, “ parece arriscado não?”
Sim, o grau de risco acaba sendo evidente e relevante, pois estamos vendo que a tendência predominante é de baixa e aposição a ser montada é de compra.
Mais podemos montar essa operação sem problemas, como qualquer outra operação...
1º irei observar como andas os níveis de preços em relação a média de 9 períodos, digo isso pelo seguinte quanto mais afastados “descolados” da média 9 mais chances de sucesso poderemos ter em nossa operação.
2º observar se há algum suporte físico ou teórico.
SUPORTE FISICOS: quando é formado um fundo ou quando a o rompimento de um topo.
SUPORTES TEÓRICOS: são quando os preços cria um momento de indecisão próximos de um numero REDONDO.
3º observar se os níveis de preços estão dentro ou fora da Banda de Bollinger, nesse caso na banda inferior.
Com essas 3 observações já podemos tomar a decisão de comprar o ativo, utilizando de um bom gerenciamento de capital para montar a posição comprada.
A estratégia para esse ativo fica a seguinte:
Irei iniciar compras diárias de múltiplos lotes nessa semana, onde o período está sendo formado fora da banda inferior da banda de Borllinger , sempre buscando no intra-diário compras quando houver mínima no período.
O estope loss deverá ser posicionado sempre abaixo do suporte imediato, nesse caso suporte em R$ 14,25 (linha vermelha), estop loss em R$ 14,00 ou até mesmo R$ 13,90.
Em relação ao objetivo, observarei se a evolução dos preços estão indo de encontro a média de 9, pois a experiência dia que, quando á um descolamento de média móvel a tendência dos preços é sempre voltar na média.
Então...
Bom Trade pessoal...











